O consórcio do projeto “Inteligências Múltiplas” aprofunda-se no campo das inteligências múltiplas de Gardner, uma teoria psicológica que defende que os indivíduos diferem na sua inteligência inata e que cada pessoa desenvolve uma forma única de inteligência baseada em aptidões e inclinações pessoais; em muitos casos, a inteligência é uma combinação de uma ou mais inteligências diferentes. Interessante, não é?
Por este motivo, o projeto “Inteligências Múltiplas”, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE e pelas parcerias estratégicas KA220+, tem como objetivo desenvolver, testar e aperfeiçoar métodos e exercícios baseados na teoria das inteligências múltiplas, para serem aplicados na educação de adultos. A primeira formação internacional do projeto foi organizada precisamente com este propósito.
A primeira formação internacional teve lugar em Iași, na Roménia, entre 15 e 20 de julho de 2024. Quinze participantes exploraram, numa cidade ensolarada, o conceito de inteligências múltiplas, concebendo, planificando e realizando atividades baseadas em diferentes inteligências, como a inteligência processual, lógico-matemática, intra e interpessoal.
Como resultado, os participantes – provenientes de Espanha, Portugal, Roménia e Itália – enfrentaram desafios estimulantes relacionados com as inteligências e, sem dúvida, descobriram mais sobre si próprios.
Foi um evento formativo e inspirador, mas não termina aqui: já está prevista uma segunda formação no âmbito do projeto, que abordará várias inteligências, em outubro, na cidade de Salamanca (Espanha). Mantenham-se atentos e preparem-se para uma multiplicidade de oportunidades!


